terça-feira, 30 de julho de 2013

Como "rootear" seu Nexus 4 com Android 4.3 - Método Fácil

Hoje vou ensinar a realizar root no seu Nexus 4, com o Android 4.3..

ATENÇÃO: Ao realizar os procedimentos a seguir implica em total perca de garantia. Nós NÃO nos responsabilizamos por qualquer problema que seu dispositivo venha a apresentar, siga o tutorial a risca, pois caso não faça os procedimentos igual ao desse tutorial, seu dispositivo pode "Brickar", e não ligar nem funcionar mais.

Importante: O tutorial a seguir é de uso exclusivo do Nexus 4, NÃO realize em outro dispositivo, caso ocorra qualquer coisa diferente do situado na matéria, pare o procedimento e poste o que ocorreu com uma printscreen/foto nos comentários, para não ter problemas com o "Red Light of the Death", onde o Nexus 4 não liga mais, você deve estar com no mínimo 60% de bateria, eu recomendo que esteja 100% carregado para não ter qualquer tipo de problema.

Quem ainda está com seu Nexus 4 com o Android 4.2.2, realize este tutorial para forçar seu Nexus 4 a atualizar via OTA para o Android 4.3


Fonte da Imagem: RCO Tecnologia
Clique na Imagem para Ampliar

Agora que já vimos as recomendações, podemos começar a rootear!

1- Fazendo Backup
Durante o processo, você perderá todos seus Arquivos, Músicas, Fotos, Vídeos e Apps. Então faça um backup dos mesmos situados acima. Para fazer o backup de seus Apps (Para não precisar baixar novamente) você pode usar este app, basta escolher os apps que você deseja fazer backup, depois basta copiar a pasta "App_Backup_Restore" que irá ficar na memória interna.

2- Baixando e instalando os arquivos necessários
Você deve baixar os seguintes arquivos:
- Android SDK
- Binário fastboot
- Universal ADB Driver
- Recovery ClockworkMod (cwm)
- SuperSU para o Android 4.3

Extraia o Android SDK, renomeie a pasta dele para android-sdk e mova-a para C:
renomeie o Recovery para cwm, agora copie o cwm e o fastboot para: C:\android-sdk\sdk\platform-tools, Instale o Universal ADB Driver, no Nexus 4, vá até Configurações -> Sobre -> Toque em "Número da Versão" 7 vezes, agore volte e repare que apareceu "Opções do Desevolvedor" acima do "Sobre". Toque em "Opções do Desenvolvedor" e habilite a "Depuração USB", conecte o Smartphone no computador via cabo USB, e espere ele instalar os drivers, abra o Prompt de Comando (CMD) como administrador e digite, sempre teclando Enter no final:

cd C:\android-sdk\sdk\platform-tools
adb.exe
adb devices

O dispositivo irá perguntar se você deseja aceitar a depuração nesse computador, toque em OK, o CMD irá detectar o número serial de seu Nexus 4, ao lado dele deverá estar "device" então siga para o passo 3, caso esteja "offline", feche o CMD, desça a barra de notificação no dispositivo, toque na mensagem "Conectado como um dispositivo de mídia" e troque para "Câmera (PTP)", e faça novamente o processo no CMD acima.

3- Desbloqueando seu bootloader
Desligue seu Nexus 4, agora ligue-o segurando o botão Volume-, agora você está no modo Fastboot, digite no CMD:

fastboot devices

e ele deve reconhecer seu dispositivo

fastboot oem unlock

Irá aparecer uma mensagem no Nexus 4 falando sobre o desbloqueio do bootloader, use os botões de volume para navegar para "Yes" e aperte o botão Power para selecionar.
Agora navegue até a opção "Turn off", ligue-o normalmente, você notará que agora irá ficar um cadeado aberto, que significa que você está com seu bootloader destravado.

Agora você deve extrair o SuperSU-RCOTecnologia, dentro dele irá ter 2 arquivos zip, copie-os para o Smartphone.

4- Instalando o ClockworkMod (CWM)
Abra o CMD novamente como Administrador, toque em OK no Nexus 4 novamente, desligue-o e ligue-o em modo Fastboot novamente (Pressionando o botão Power + Volume-) Digite no CMD:

cd C:\android-sdk\sdk\platform-tools
fastboot devices
fastboot flash recovery cwm.img

Espere concluir o flash do cwm.

5- Rooteando
Agora no dispositivo selecione a opção "Recovery", ele irá bootar no CWM, navegue até Install zip from sdcard -> Choose zip from sdcard e escolha o "SuperSU-JWR66N-S005-130625-1.41.zip", volte e selecione "Reboot system now", ele irá perguntar se você quer impedir de o Android voltar o recovery padrão, selecione "Yes", agora o Smartphone irá ligar, procure pelo app "SuperSU", abra ele e ele irá dizer que os Binários SU estão faltando. Agora desligue o celular, ligue em modo fastboot, vá até o recovery ,  navegue até Install zip from sdcard -> Choose zip from sdcard e escolha o "UPDATE-SuperSU-v1.51.zip", volte e selecione "Reboot system now", ele irá perguntar se você quer impedir de o Android voltar o recovery padrão, selecione "Yes". O dispositivo irá ligar.

Você acabou de rootear seu Nexus 4
Não esqueça de comentar abaixo ;)

[Tutorial do RCO Tecnologia, a cópia não é permitida.]

41 comentários:

  1. Depois de rootear meu nexus eu posso travar o bootloader denovo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, basta fazer a parte que ensino a desbloquear, só que em vez do comando:
      fastboot oem unlock

      Você só precisa trocar por:
      fastboot oem lock

      Nenhum dado é perdido durante o bloqueio.

      Excluir
  2. Depois que eu fizer o root eu posso desfazer? Como?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, basta entra no app SuperSU ir até Configurações e selecionar "Remover root totalmente".

      Excluir
  3. amanha vou fazer o procedimento e vou postar se der certo.

    ResponderExcluir
  4. deu certinho e so fazer com calma obrigado....

    ResponderExcluir
  5. cara, sou novo em android e n tenho experiencia nenhuma com esse tipo de coisa,
    sei que se eu fizer errado poss "brickar" meu aparelho e ele nao ligar mais, se isso acontecer, existe algum jeito de recupera-lo?
    pois tenho ele a apenas um mes tenho medo dele nao ligar mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glauco, se você fizer o tutorial do jeito que está no post não há problema algum, caso você bricke seu celular na maioria das vezes você só precisa flashear a ROM Stock oficial que o Nexus 4 volta funcionar normalmente. Como se tivesse saído de fábrica.

      Vale lembrar que a partir do momento que você desbloqueia o seu bootloader, você perde sua garantia.

      Excluir
  6. Cara.. Se puder faz um tutorial de como instalar custom rom no nexus 4? Vlw

    ResponderExcluir
  7. Na parte que você pede pra abrir o fastboot para inserir os comandos:
    cd C:\android-sdk\sdk\platform-tools
    adb.exe
    adb devices

    Meu computador diz que o programa não pode ser iniciado porque está faltando AdbWinApi.dll. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extraia esses arquivos na pasta C:\android-sdk\sdk\platform-tools e veja se funciona.

      Excluir
    2. nessa parte coloca so fastboot devices de enter e depois fastboot flash recovery cwm.img nao precisa colocar C:\android-sdk\sdk\platform-tools

      Excluir
  8. fiz o processo todo como descrito no tutorial mas ao fazer esses passos cd C:\android-sdk\sdk\platform-tools
    adb.exe
    adb device, não acontece nada em meu celular, pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, isso é apenas para saber se o computador está reconhecendo o dispositivo. O que apareceu no CMD?

      Excluir
  9. Qual a vantagem ou desvantagem de "travar o bootloader de novo" após o root? Att

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há vantagem alguma, a desvantagem é que você não poderá instalar nenhuma ROM ou MOD.

      Excluir
  10. Não consigo passar os arquivos do SuperSU para o meu nexus4!!

    ResponderExcluir
  11. Se eu resetar por aquela opção na própria config do celular ele fica sem o root depois? exemplos: http://puu.sh/461zt.png & http://puu.sh/461AM.png

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você chegou a aplicar o SuperSU pelo CWM, se não aplicou ele ainda está sem root, e se você restaurar, ele irá continuar com root, o único modo para tirar o root é pelo app SuperSU indo nas opções para desinstalar.

      Excluir
    2. Eu fiz aquela parada que fica um cadeado aberto ai dps eu fui passar "o Agora você deve extrair o SuperSU-RCOTecnologia, dentro dele irá ter 2 arquivos zip, copie-os para o Smartphone." e não consegui, ai eu resetei meu nexus 4, então ta como veio de fábrica?

      Excluir
  12. Eu baixei o SuperSu no eusouandroid e quando iniciei disse isso --->( http://puu.sh/466Bd.png ) isso quer dizer então que eu to sem o root né!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cara, o SuperSU no site que você baixou é apenas para gerenciar, o que eu deixei é para gerenciar e fazer root, você baixou um APK certo?, então você precisa desinstalar ele, e baixar o que eu deixei, você precisa apenas extrair o "SuperSU-RCOTecnologia.zip", dentro dele vai ter 2 arquivos .ZIP, é só copiar os dois para o Nexus 4 igual você tinha feito com o APK, e seguir o tutorial.

      Excluir
  13. Desculpa por ser chato, mas hoje eu atualizei o meu nexus 4 e quanto taava com o nome GOOGLE na tela embaixo apareceu um cadeado aberto, com esse cadeado aberto eu perco a garantia? Como eu volto com ele pra ficar fechado? Obg

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você precisa fazer esse tutorial: http://goo.gl/Oqj8c7 depois na parte que eu ensino a desbloquear o bootloader você faz a mesma coisa, só que em vez de "fastboot oem unlock", você digita "fastboot oem lock" - Sem as Aspas.

      Excluir
    2. Cara, muito obrigado pelas dicas, agr quando eu ligo o meu Nexus 4 não aparece nenhum cadeado aberto ou trancado, suas dicas são mt útis!!!

      Excluir
  15. Mas esse link(http://goo.gl/Oqj8c7) que vc botou é pra quem ta no android 4.2.2 e eu já to no 4.3, ainda tenho que seguir esse tutorial pra voltar com o bootloader bloqueado e ainda ter a garantia?

    ResponderExcluir
  16. Com o bootloader bloqueado eu consigo ter a atualização oficial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então cara, o problema é que você precisa estar com o Recovery Stock também, se não, não recebe os updates.. Para isso você precisa estar com o Stock Recovery, já que você bloqueou o bootloader, dá pra fazer o próprio Nexus 4 flashear sozinho o Stock. Basta entrar no recovery, clicar no "Reboot System Now" ele vai perguntar se quer impedir o flash do Stock Recovery, é só clicar em não.

      Excluir
    2. Mas ontem o meu bootloader tava desbloqueado e eu recebi uma atualizaçao oficial direto do meu cel .entao eu estou com o stock original? e consegui baixar, agr que eu bloqueei o bootloader o stock ainda ta original? obg

      Excluir
    3. se eu consegui a atualizaçao ontem com o bootloader destravado o meu nexus 4 estava com o recovery stock original, agr que eu destravei nao mudou nada no recovery stock né!?

      Excluir
    4. Cara, se atualizou e ele perguntou alguma coisa?? Eu recebi a mesma atualização, aí quando reiniciei por estar com o Custom Recovery (CWM) ele perguntou se eu queria mesmo instalar, ele chegou a te perguntar?

      Excluir
    5. só apareceu aquela notificação de atualização do sistema na barra de notificações ai fiz aquele processo normal de atualizar e pronto, nao perguntou nada se eu queria mesmo atualizar ou não.

      Excluir
    6. Então ele está Stock mesmo.. Continua com a garantia e recebendo futuras atualizações.

      Excluir
  17. Ronaldo Cesar teria como vc fazer um vídeo explicando passo a passo do tutorial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diogo, vou fazer apenas explicando, mostrando oque digitar, pois eu já fiz root no meu, vou ver se consigo fazer hoje, se não conseguir, eu faço amanhã.

      Excluir
  18. Oii bom dia não consigo colocar foto no meu facebook do meu nexus 4 as fotos da galeria só na câmera batendo a foto na hora oq faco?????

    ResponderExcluir