quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Como instalar uma Custom ROM no Nexus 4

Hoje vou ensinar a colocar uma Custom ROM no seu Nexus 4, com o Android 4.3..
ATENÇÃO: Ao realizar os procedimentos a seguir implica em total perca de garantia. Nós NÃO nos responsabilizamos por qualquer problema que seu dispositivo venha a apresentar, siga o tutorial a risca, pois caso não faça os procedimentos igual ao desse tutorial, seu dispositivo pode "Brickar", e não ligar nem funcionar mais.

Importante: O tutorial a seguir é de uso exclusivo do Nexus 4, NÃO realize em outro dispositivo, caso ocorra qualquer coisa diferente do situado na matéria, pare o procedimento e poste o que ocorreu com uma printscreen/foto nos comentários, para não ter problemas com o "Red Light of the Death", onde o Nexus 4 não liga mais, você deve estar com no mínimo 60% de bateria, eu recomendo que esteja 100% carregado para não ter qualquer tipo de problema.

Realmente preciso instalar uma Custom ROM?
Uma Custom ROM, pode ter mais funções do que a ROM original do seu Android, eu continuo com a ROM Stock, pois não vejo motivos para instalar uma Custom, já que o Nexus 4 possui Android Puro.. Porém se você deseja basta seguir o tutorial que é bem simples.

Para começar precisamos que seu Nexus 4 seja rooteado e possua o CWM. Siga este Tutorial para fazer isso.

1- Baixando uma Custom ROM
Para baixar as ROMs vamos usar o Fórum XDA Developers. Vá até a seção de ROMs do Nexus 4, escolha uma de sua preferência, baixe-a, conecte seu dispositivo no computador. Copie a ROM que você baixou (que irá estar em .zip) para seu celular e desconecte o cabo.

2- Fazendo Backup da sua ROM Stock
Agora vamos fazer Backup da sua ROM, assim você poderá voltar a ROM Stock facilmente. Para isso desligue o Nexus 4, e ligue em modo Fastboot (pressionando o botão ligar + volume-), assim que entrar, use os botões de volume para navegar, e o botão liga/desliga para selecionar. Pressione o botão de volume até recovery e selecione. Seu Smartphone será bootado no CWM. agora vamos até backups and storage -> backup. Espere o processo terminar e volte ao primeiro Menu do CWM.

3- Instalando a Custom ROM
Selecione na seguinte ordem:

1- Wipe Data/Factory Reset
2- Wipe Cache Partition

Agora vá até advanced, e selecione:
1- Wipe Dalvik Cache

Volte até o menu e selecione:
Install zip from sdcard -> Choose zip from sdcard e selecione a ROM baixada previamente. espere o processo concluir. volte e selecione "Reboot system now", ele irá perguntar se você quer impedir de o Android voltar o recovery padrão, selecione "Yes". O dispositivo irá ligar.

Você acabou de rootear seu Nexus 4
Não esqueça de comentar abaixo ;)

Fonte da Imagem: Reprodução/Google Imagens
Clique na Imagem para Ampliar


[Tutorial do RCO Tecnologia, a cópia não é permitida.]

4 comentários:

  1. cara... nao existe a opção format/boot
    oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode continuar o tutorial que ele vai formatar sozinho na instalação da ROM.

      Excluir
  2. Boa tarde,
    Qual a custom Rom mais estavel que existe?

    ResponderExcluir
  3. Cara, pelo que sei as mais estáveis são as ParanoidAndroid e CyanogenMod. Não cheguei a testar nenhuma Custom ROM.

    ResponderExcluir