sexta-feira, 26 de julho de 2013

Como forçar seu Nexus a atualizar para o Android 4.3

Com o uso de um truque, é possível forçar seu Nexus 4, 7, 10 ou Galaxy Nexus a receber o novo Android 4.3, anunciado no dia 24/07 via OTA (Over The Air), desse modo o próprio aparelho se atualiza sem o método de flash.

Observação: Se você não está com Stock ROM, Stock Recovery e Stock Kernel, realize esse tutorial.

Fonte da Imagem: RCO Tecnologia
Clique na Imagem para Ampliar
Hoje vou ensinar a forçar o seu dispositivo da linha Nexus a atualizar para o Android 4.3 via OTA, usando Wi-Fi ou 3G. Para começar, você deve trocar a linguagem do seu Nexus para Inglês EUA, coloque o dispositivo em Modo Avião, desligue-o e ligue-o novamente, agora vá até Configurations -> Applications -> deslize para All, procure pelo app Google Services Framework, Toque em Clear Cache, Clear Data, e Force Close, desligue o Modo Avião, vá até Configurations -> About -> Check for Updates.

Agora seu Nexus deve apresentar a mensagem de atualização, caso contrário, você deve seguir o tutorial abaixo, e repetí-lo até receber a mensagem de atualização, após eu repetir por aproximadamente 10 vezes eu recebi a atualização.

Sempre com o dispositivo em Inglês EUA, você deve ir até Configurations -> Applications -> deslize para All, vá até o Google Services Framework, e toque em Clear Cache, Clear Data, Importante: NÃO toque em Force Close. Agora vá até o teclado e digite: *#*#2432546#*#* (Que no caso significa *#*#CHECKIN#*#*), agora vá até Configurations -> About -> Check For Updates e veja se você recebeu a atualização. Como disse anteriormente, você deve repetir esse segundo método até receber a atualização.




Veja Aqui como rootear o Nexus 4 com Android 4.3

94 comentários:

  1. Respostas
    1. Tinha esquecido de falar dele, pode fazer o procedimento acima que funciona em: Galaxy Nexus, Nexus 4, 7 e 10

      Excluir
  2. Deu certo no meu nexus 4, porém, após a instalação apareceu uma tela com os dizeres "Android upgrading..." e embaixo fica aparece "Starting apps" e carregando. Isso já faz mais de 30 minutos. Demora assim mesmo? Eu não tinha nada fora do "comum" instalado no smart.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Wesley, o meu fez o upgrade de todos os apps e depois ligou direto. Você chegou a fazer root e deletar algum app de sistema no seu Nexus 4??

      Excluir
    2. Ele tbm fez upgrade dos apps e depois ficou travado nessa tela. E nunca fiz root.

      Excluir
    3. @Wesley, te recomendo a deixar assim e ver se ele liga, acredito que forçar o desligamento segurando o botão acabaria corrompendo o sistema.. Estou procurando mais informações para uma possível solução, caso deseje, deixe seu e-mail para mim entrar em contato caso eu consiga a solução.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Olá amigo, queria apenas dizer que deu tudo certo. Como não tinha o que fazer eu desliguei e liguei novamente o aparelho e correu tudo bem, sistema atualizado sem problemas.
      Obrigado pela atenção.

      Excluir
  3. Olá Ronaldo Cesar, eu fiz todo o procedimento, e realmente ele baixa a atualização.

    Só que no meu caso, o meu era um nexus s, eu usei o tollkit para atualiza-lo pra android 4.2.2 e ja fazer o root.
    Eu usei esse como da imagem:
    http://imageshack.us/photo/my-images/836/6q6t.jpg

    Após eu fazer isso ele ficou assim:
    http://imageshack.us/photo/my-images/543/mwki.png

    Ficou com o 4.2.2 e root e nexus com o cadeado aberto.

    Será que por ele ta roteado não funfa a atualização?
    E tem como fazer Unroot para atualizar via OTA?
    Se puder me da uma luz! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Rodrigo, percebi agora pela resolução que você flasheou uma imagem de Galaxy Nexus no Nexus, você ainda teve muita sorte de não brickar o Smartphone hehe, você quer voltar para uma ROM de Nexus S certo? O único jeito é flashear para o 4.1 e instalar alguma Custom Rom do Nexus S com 4.2/4.3

      Link do das ROMs:
      https://developers.google.com/android/nexus/images?hl=pt-BR

      Excluir
    2. Intaum, como eu disse se eu atualizasse dessa forma ele iria ficar como nexus, e android 4.2.2 e roteado, e poderia receber atualização direto via OTA como esta ocorrendo agora. Só não descobri porque não atualiza, ele faz o download reinicia mas não completa a atualização.

      Excluir
    3. Estranho ele baixar mesmo com custom recovery, o que acontece agora é que quando ele começa instalação vem o CWM ou TWRP (não sei qual está instalado aí) e interrompe a instalação.

      Excluir
  4. Beleza Rodrigo, só uma coisa que não entendi muito bem você usou o toolkit do Galaxy Nexus no Nexus S??

    Bom a atualização não funciona provavelmente porque você deve estar com um Custom Recovery (CWM ou TWRP), se você quiser posso te falar os procedimentos para voltar ao Recovery Stock oficial da Google, o cadeado é porque você está com seu bootloader destravado, para travar também é bem fácil.

    Para receber a OTA, você precisa estar com:
    Kernel Stock
    Recovery Stock
    Rom Stock
    Bootloader travado

    O Root não tem problema, depois de aplicar a OTA você pode destravar o Bootloader novamente, flashear o CWM denovo e aplicar o Root para o novo Android.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, por favor me diz os procedimentos pra voltar ao Recovery Stock oficial da Google e como travar o bootloader. Pois quero atualizar sim. Me ajuda ai! Pois não quero perder meu Cel! :)

      Excluir
    2. I9250XXLJ1

      Eu não respondi essa parte que você me perguntou: "você usou o toolkit do Galaxy Nexus no Nexus S??"

      Sim, pois li em um forum, que se eu atualizasse dessa forma ele iria ficar como nexus, e android 4.2.2 e roteado, e poderia receber atualização direto via OTA como esta ocorrendo agora.

      Excluir
    3. Certo, como você está usando um recovery de Galaxy Nexus e se for o CWM será mais fácil, faça o seguinte:

      1- Desligue o Smartphone
      2- Ligue segurando Botão Power + Volume Mais, se o celular vibrar, solte o Power e continue segurando o Volume +, navega pelo menu com os botões de volume até aparecer "Recovery" e aperta o Power, ele vai bootar no Recovery, aí aperta o Power em reboot, ele vai perguntar sobre impedir o sistema de flashear o recovery, e clica em qualquer um dos "NO". Acredito que para colocar o Recovery em Stock funcione assim (Pelo menos no Nexus 4 é)

      Excluir
    4. Vou tentar de manhã, e volto aqui pra dizer, por enquanto obrigado! :)

      Excluir
    5. E ai ronaldo blz?

      Deu tudo certo!
      Só corrigindo o que eu tinha falado anteriormente, o meu era o nexus X, usei o tollkit que citei acima, para deixa-lo como nexus, e assim receber a atualização pelo OTA.

      O que eu fiz pra dar certo foi flashear novamente a 4.2.2 ,( opção 9 do tollkit, Download, Extract + Flash Google Factory stock Rom) sem root e bootloader fechado.

      Assim que o Celular reiniciou, deixei ele em inglês, adicionei a conta google, fiz o procedimento *#*#2432546#*#*, fui la em "about phone", e bingo, baixou atualizou tudo limpo. Show de bola!

      Valeu! :)

      Excluir
  5. Testado no Nexus 7, funcionou no 1º Procedimentos sem problemas.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Eu instalei no meu Nexus 7 deu tudo certo, só estou com problemas para atualizações no google play store, não atualiza os aplicativos e nem instala os aplicativos gratuitos. Fica dando Erro de servidor ou algo assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joannes, basta você remover sua conta do Google e adicioná-la novamente que irá funcionar sem problemas.

      Excluir
  7. Ronaldo funcionou removendo a conta do google adicionando novamente muito obrigado...

    ResponderExcluir
  8. Agora vá até o teclado e digite: *#*#2432546*#*#

    Como chego no teclado para digitar isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karl, basta entrar no teclado de fazer ligações e digitar isso (sem pressionar o botão ligar apenas digitar) os números vão sumir e espere até aparecer a notificação "checkin", aí é só continuar o tutorial.

      Excluir
    2. Ok. Mas eu digito isso e ele não faz nada. Fica parado. Vou desligar e começar o processo de novo. Vamos ver se vai rodar...

      Excluir
    3. Que estranho, você está com qual Nexus e qual versão do Android, vc está conectado via Wi-Fi/3G?? E você tem que estar com tudo stock para receber, com bootloader bloqueado.

      Excluir
    4. desliguei e liguei de novo, toquei em Clear Cache, Clear Data e digitei *#*#2432546*#*# no teclado porém não acontece nada. =[

      Excluir
    5. Tenho Nexus 4 e tou na 3G, só se for por essa internet ruim da 3G. Ai vou fazer a noite pois tenho DSL em casa.
      O que seria o bootloader bloqueado?

      Excluir
    6. Karl, digita *#*#2432546#*#* eu tinha digitado a ordem errada no final e não tinha visto, já atualizei no post.

      Excluir
    7. era isso mesmo...mas la no Check For Updates ele fica parado também dizendo waiting to donwload.
      Preciso continuar até aceitar?

      Excluir
    8. Era pra ele baixar agora.. Pelo que eu sei o download via 3G seria habilitado a partir do dia 27/07. Pelo menos para mim foi assim, só que eu estava conectado via Wi-Fi então ele baixou direto. Se você tiver como criar um Hotspot Wi-Fi em um outro Android/iPhone/Windows Phone com 3G vai baixar, ou você pode baixar quando estiver na sua casa.

      Excluir
    9. beleza.. vou tentar a noite em casa. valeu pela ajuda
      abraço

      Excluir
    10. Beleza, obrigado pelo elogio. Qualquer coisa pode perguntar!!

      Excluir
  9. Cara, show de bola seu tutorial. Segui todos os passos e funcionou corretamente!!! Até os aplicativos que não estavam atualizando consegui resolver lendo os comentários e suas respostas. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, obrigado pelo elogio. Qualquer coisa pode perguntar!!

      Excluir
  10. No meu nao instalaou, ele entra no modo recovery

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com CWM?? Pode falar sobre mais detalhes sobre oque acontece quando ele entra no modo Recovery?

      Excluir
    2. minha bootloader esta bloqueada sera q 'e isso ? nao estou com CWM vou instalar agora =D

      Excluir
    3. Não instala não, tem que ficar com o stock da Google e com o bootloader bloqueado, eu perguntei porque o CWM geralmente previne a instalação de novos updates via OTA. Estou procurando o porque que ele só fica no recovery, qual modelo do seu Nexus?

      Excluir
  11. ah sim .. entendi .. o meu e o Nexus X i9250

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah então é por isso, no X quem faz os updates é a Samsung, não a Google. E a Samsung ainda não disponibilizou, se você quiser pode transformar seu Galaxy X em Galaxy Nexus por flash, aí você também teria as atualizações direto da Google, se quiser ajuda para flshear a ROM é só falar.

      Excluir
    2. Ah entendi .. e como eu faco isso ?

      Excluir
    3. Primeiro faça o backup de todos seus Arquivos, Musicas, Fotos, Vídeos e Apps (Para os apps use o App Backup Restore na Play Store).

      Depois baixe esse programa aqui (GNexus Toolkit):
      http://goo.gl/ps9Ymi

      Ele vai instalar os drivers para usar o ADB com seu Smartphone... Continua no 2º Comentário

      Excluir
    4. ok estou seguindo .. caso tiver skype fica melhor =D

      Excluir
    5. Ao abrir ele vai perguntar se você quer procurar por atualizações, digite: yes Ele vai perguntar qual é a versão atual do seu dispositivo, então veja no Smartphone qual a versão que você está e digite o número correspondente, depois escolha a opção 1 (Instalar drivers USB), depois selecione seu Windows.

      Excluir
    6. Estou sem o skype aqui e usando 3G..

      No Smartphone, vá até Configurações -> Sobre -> Toque em "Número da Versão" 7 vezes, agore volte e repare que apareceu "Opções do Desevolvedor" acima do "Sobre". Toque em "Opções do Desenvolvedor" e habilite a "Depuração USB", conecte o Smartphone no computador via cabo USB, e espere ele instalar os drivers. Agora você tem que reiniciar seu Smartphone em modo fastboot:

      Desligue-o, agora ligue-o segurando o botão Volume-, e você já está no modo Fastboot.

      Excluir
    7. Ok .. ja estou fazendo coloquei a versao do cel .. ele esta fazendo um download aqui ..

      Excluir
    8. Escolha a opção de voltar, Android 4.2.2 (Build JDQ39), e ele irá ficar como Galaxy Nexus, depois faça o tutorial no post. Aí irá atualizar para 4.3

      Excluir
  12. ok vou tentar aqui .. Vlw em (Y) .. ja terminou de instalar os drivers

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, esqueci de falar, que quando o Gnex Toolkit perguntar qual ROM pra vc selecionar a "yakju" for Galaxy Nexus "maguro" (GSM/HSPA+) 4.2.2

      Excluir
  13. ok .. se nao me engano foi essa mesmo q selecionei kkk .. tipo na hora q eu liguei ele com volume- mais power .. ele entra em modo flash .. mas nao sai dele, normal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal pra sair dele é só segurar o botão Power por mais de 10seg, só não faça isso durante o flash se não seu Smartphone bricka.

      Excluir
  14. ah sim .. entao .. fiz aqui mesmo assim entrou no recovery =( .. vou tentar denovo ..mesmo assim muito obrigado pela ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza, obrigado pelo elogio. Qualquer coisa pode perguntar!!

      Excluir
  15. so uma duvida .. tudo isso q vc mandou fazer no GNexus Toolkit eu tenho q fazer com o cel conectado no usb em modo flash ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só a partir do comentário que eu falei pra colocar em fastboot até quando finalizar o flash pelo GNex Toolkit.

      Excluir
  16. Ok .. vou refazer os procedimentos hehe .. vlww

    ResponderExcluir
  17. no meu nexus 4 nao comsigu fazer a atualizaçao,pelo ota ele baixa a atualizaçao normal 169MB,dai reinicia o celular,entra em modo recovery..e da erro..fica so em recovery,tenho que baixa algum aplicativo?..alguem tem este problema.minha versao do nexus 4 e JDQ39

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael você está com o Nexus 4 totalmente Stock??

      Excluir
    2. como assim totalmernte stock?

      Excluir
    3. Rafael, pelo que parece alguns Nexus não estão atualizando corretamente. Se você consegue ligar o aparelho recomendo fazer backup e instalar o 4.3 via flash, caso precise de ajuda basta perguntar

      Excluir
  18. Eu fiz esse procedimento realmente deu certo, más todo esse processo pode prejudicar atualizações futuras? ou alguma coisa no celular?

    Deu erro na play store más já corrigí removendo a conta e logando novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, isso não causa nenhum problema para atualizações futuras, nem no celular/tablet.

      Excluir
  19. Pra atualizar pra 4.3 tenho q fazer unroot e bloquear o bootloader? tenho um nexus 7 jdq39 com bootloader desbloqueado e com root... Versão do Android é 4.2.2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa apenas flashear o stock recovery e bloquear o bootloader, depois de fazer o update basta fazer este tutorial para fazer root novamente:

      http://rcotecnologia.blogspot.com.br/2013/07/como-rootear-seu-nexus-4-com-android-43.html

      Excluir
    2. Obs: não tinha visto que o seu é um Nexus 7, este tutorial que eu passei é apenas pro Nexus 4.

      Excluir
    3. Thaymes, para flashear o stock recovery basta entrar no CWM (ligar o aparelho pressionando botão Power + Volume-, selecionar o reboot, e quando ele perguntar se você deseja impedir que o aparelho... Você seleciona NO.

      Excluir
  20. Como flashear o stock recovery no nexus 4 com twrp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tibiel, realize esse procedimento: http://goo.gl/Jd3Njn, caso deseje rootear novamente: http://goo.gl/VoaSra

      Excluir
  21. Tibiel, estou fazendo um tutorial para a sua dúvida, já posto..

    ResponderExcluir
  22. Oi Ronaldo!
    Para mim deu tudo certo ao fazer a atualização mas depois é que veio o problema. Agora meu tablet nao atualiza os aplicativos e nao consigo mais baixar nada alguns app param de funcionar.
    Sabe algo sobre isso?
    Abraço!
    PS - Meu mode lo é o Nexus 7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter, para arrumar este BUG basta remover e adicionar novamente a sua conta do Google.

      Excluir
  23. Aow blz ? pq sera que no meu ta dando erro quando ele instala a versao? .. ele baixa certinho a 4.3 mas da erro de assinatura .. coisa assim .. ja fiz aqueles procedimentos com o toolkit que vc mandou mas nao deu certo mesmo :S, só lembrando tenho o galaxy X

    ResponderExcluir
  24. Cara, acredito que agora seu Galaxy X já está convertido em Galaxy Nexus. Para confirmar vá até Configurações -> Sobre e veja como ele está. Realize esse procedimento: http://goo.gl/Jd3Njn acredito que irá funcionar. Qualquer coisa volte a postar.

    ResponderExcluir
  25. ta ok .. depois vou fazer isso ai .. to sem o cabo agora kk, obrigado denovo em .. abraço

    ResponderExcluir
  26. eai Ronaldo blz ? Então o meu Galaxy Nexus tem a versão 4.1.1 nem pra 4.2 consigui att ele, será que tem algum problema ser essa versão e por isso n consigo att ele pra 4.3 ? E também gostaria de saber se tem outro modo de atualizar já que a um longo tempo meu celular enfrente um problema com a antena, o famoso problema de sinal do Galaxy Nexus e acho que talvez com a att eu consiga arrumar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chicaca, você possui o Galaxy X (Modelo Brasileiro) ou Nexus mesmo (Americano e outros). Pois no X quem faz os updates é a Samsung, não a Google, a outra forma de atualizar seria flashear a ROM Stock. Caso possua o X, ele irá virar um Nexus, e você ficaria com o Android 4.3

      Excluir
    2. Possuo o modelo brasileiro, teria como passar algum link com algum tutorial em português já que sou leigo em android, não faço a mínima ideia de como flashear

      Excluir
    3. Cara, já que você possui o X, eu te recomendaria usar o Galaxy Nexus Toolkit (http://goo.gl/ps9Ymi), ele faz todo o processo, porém você teria que instalar o 4.2.2 com ele, e depois atualizar via OTA para o 4.3. basta você selecionar a opção de instalar os drivers e depois mandar flashear a Stock ROM 4.2.2 (Opção 9), e depois fazer o tutorial do post.

      Excluir
    4. Então Ronaldo, já baixei o Tollkit mas como falei anteriormente não entendo nada android quanto menos usar o toolkit aushaushah no caso tenho que procurar os drivers ou já vem no toolkit ?

      Excluir
    5. Chicara, basta você selecionar a opção Install ADB Drivers (Opção 1 se eu não me engano). depois é só selecionar a Opção 9.

      Excluir
  27. Obrigado Ronaldo pelas dicas agr vou tentar fazer o seu tutorial para o 4.3

    ResponderExcluir